O que é a Cofins e como ela é importante para a sua empresa

O que é a Cofins e como ela é importante para a sua empresa

O que é a Cofins? Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, é um tributo federal criado em 1991. O objetivo da Cofins é custear a seguridade social. Ou seja, o tributo usado para investir em saúde pública, previdência social, além de programas de assistência social.

Normalmente, juntamente com a Cofins, é cobrado o PIS(Programa de Integração Social). Porem, apesar da mesma base da cálculo, são alíquotas diferentes, somadas no recolhimento e pagas ao mesmo tempo. Além disso, o PIS tem a finalidade de investir em programas de integração social e do empregado.

Saiba mais: Empresário qual os impactos da decisão do STF que excluiu o ICMS da base de cálculos do Pis/Cofins?

Pagam a Cofins todas as empresas(PJs) e as pessoas fisicas equiparadas à empresas. Entretanto, as empresas do sistema Simples Nacional(ME, EPP). Isso porque o Simples existe para reduzir as obrigações tributarias da pequena empresa, reunindo o recolhimento de todos os impostos em uma única cobrança.

Nesse post você vai ver

  • O que é a Cofins e como funciona a Alíquota
  • Qual a importância da Cofins para a sua empresa

Clique agora na imagem abaixo para baixar o seu CheckList gratuito!

botão checkList

O que é a Cofins e como funciona a Alíquota

A base de cálculo para a Cofins é a receita bruta mensal de sua empresa. Independente da atividade exercida.

Contudo, existem duas alíquotas diferentes que são:

  • Incidência Cumulativa: Forma de cálculo para empresas do regime de Lucro Presumido. Ou seja, não entram na conta créditos tributários relacionados a custos, despesas e encargos. Essa alíquota é de 3% da renda bruta.
  • Incidência não cumulativa: Neste regime é permitido o desconto de créditos apurados com base em custos, despesas e encargos da pessoa jurídica. Nesse regime, as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS são, respectivamente, de 1,65% e de 7,6%.

Saiba mais: Quais meses a empresa poderá recuperar após a saída do ICMS da base de cálculo do Pis/Cofins?

Qual a importância da Cofins para a sua empresa?

O Cofins normalmente é pago com base no faturamento da empresa. No universo da tributação brasileira, a sigla Cofins significa (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Socia)” e representa um tributo federal criado há quase 30 anos, em 1991.

O objetivo do Cofins é o de custear algumas esferas básicas da seguridade social brasileira. Dessa forma, o que é arrecadado com o tributo é empregado em investimentos com saúde pública, a previdência social e demais programas nacionais de assistência social.

Leia também: 3 segredos para a sua empresa recuperar o dinheiro com a Tese do Século

Contudo, o pagamento do Cofins é obrigatório, por isso, a empresa deve calcular o valor dos seus produtos já pensando no valor dessa tributação e também de outros impostos, como por exemplo, o Pis.

O interessante é que com a saída do ICMS da base de cálculo do Pis e do Cofins, esses impostos agora ficaram mais baratos. Assim, é possível inclusive, oferecer os seus produtos com um valor mais acessível.

Além disso, é possível resgatar os valores já pagos de ICMS, mas para isso você vai precisar da ajuda de um advogado de confiança, que vai dar a orientação correta e ajudar em todos os sentidos.

Leia também: Qual o significado da retirado ICMS da base de cálculo do Pis/Cofins?

Espero que você tenha gostado dessa postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais, e deixe a sua dúvida nos comentários.

Clique no botão abaixo se desejar orientação jurídica para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *