LGPD para empresas: use ou tenha graves problemas

LGPD para empresas: use ou tenha graves problemas

A LGPD – (Lei Geral da Proteção de Dados) para empresas passou a valer em agosto de 2020. Por tanto, caso a sua empresa ainda não esteja seguindo as diretrizes da lei pode ter sérios problemas com a justiça, conforme veremos agora nessa postagem.

Saiba mais: LGPD descomplicada

Multas e sanções essa é a ponta do iceberg para as empresas que não seguem a LGPD, caso os dados dos clientes e o futuro armazenamento não sejam feitos seguindo à legislação, sua empresa pode ser queimada no mercado.

Neste post você vai ver

  • LGPD, porque as empresas estão sendo multadas?
  • A sua empresa pode ter a imagem manchada no mercado
  • Como um advogado pode ajudar

LGPD, por que as empresas estão sendo multadas?

As empresas estão sendo multadas em função da LGPD todos os dias. Isso porque elas não seguem as diretrizes da nova lei. Quem realiza a fiscalização da LGPD é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD). Essa autoridade foi criada em 2018 e sancionada em 2019, especialmente para este fim.

Caso a sua empresa colete dados dos clientes, tais como, nome, telefone, dados bancários, ou financeiros, ela poderá ser multada, caso essa coleta não seja feita de forma regular e o armazenamento seja considerado inseguro.

As pessoas podem ainda solicitar que a sua empresa faça o descarte dos dados após a utilização. Até mesmo esse descarte precisa ser feito, de forma que, não haja risco de vazamento.

Caso a pessoa solicite o descarte ele precisa ser feito, desde que não haja mais compromisso entre a empresa e o cliente. Por exemplo, se a pessoa já tiver quitado as dívidas.

Além disso, sempre que for coletar dados é preciso pedir a autorização da pessoa e informar o destino dos dados por escrito. O cuidado é ainda maior, quando falamos de dados sensíveis, ou seja, aqueles que colocam a vida ou integridade física da pessoa em risco. São considerados dados sensíveis: religião, orientação sexual, identidade de gênero, etnia e etc.

Saiba mais: Entenda a importância da LGPD para o seu negócio

A sua empresa pode ter a imagem manchada no mercado

Agora se a sua empresa não seguir a LGPD, as multas e sanções podem ser o menor dos seus problemas, isso porque, você pode ter a imagem manchada no mercado. Afinal, ninguém quer se relacionar com uma empresa que não tem compromisso com os dados de terceiros.

As pessoas podem ficar com medo de terem os dados vazados, dados financeiros e bancários podem trazer grandes prejuízos. Da mesma forma os fornecedores e parceiros comerciais, ficarão inseguros, pois correm o risco de terem as informações vazadas. Um escândalo dessa origem pode se tornar uma bola de neve gigantesca.

Por isso, o ideal é que você siga a LGPD, estar dentro das diretrizes da nova lei não é um bicho de 7 cabeças, porém é preciso o auxílio de um advogado.

Saiba mais: Por que a sua empresa precisa entender a LGPD?

Como um advogado pode ajudar

O advogado especialista vai entender como funciona a sua empresa e propor soluções eficientes para que a LGPD seja implantada da forma mais rápida, segura e econômica possível.

Ao tentar implementar à LGPD sozinho você corre o risco de instalar programas desnecessários; Esquecer pequenos detalhes importantes e seguir desrespeitando a lei, demorar tempo demais para implementar, e até mesmo gastar com o que não deve.

Por isso, o ideal é que você converse com o advogado de confiança, o advogado especialista saberá dar a orientação correta!

Espero que tenha gostado dessa postagem, continue acompanhando a gente no blog e redes sociais, deixe a sua dúvida nos comentários.

Caso queira conversar comigo sobre os efeitos da LGPD para sua empresa basta clicar no botão abaixo!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é consulta-ao-advogado-2-598x133.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.