LGPD para contabilidade: como os escritórios de contabilidade devem usar

LGPD para contabilidade: como os escritórios de contabilidade devem usar

Já parou para pensar quantas informações importantes passam pelo seu escritório de contabilidade? Dados bancários, informações fiscais, financeiras. Enfim, dados valiosos que merecem todo o cuidado. Por isso, a LGPD é tão importante para os escritórios de contabilidade, conforme veremos nessa postagem.

Saiba mais: LGPD descomplicada

Nesta postagem você vai ver

  • O que é a LGPD?
  • Como o seu escritório de contabilidade deve utilizar a LGPD na prática?
  • Quando você deve procurar um advogado?

O que é a LGPD?

A LGPD – (Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada para regular a coleta e o armazenamento de dados, e também para melhorar a relação das empresas com os clientes.

A criação da nova lei foi inspirada no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (General Data Protection Regulation-GDPR) de 2016 na União Europeia e possui como principal objetivo a proteção e transparência na utilização de seus dados pessoais.

A LGPD foi aprovada em 2018, passou a valer em 2020, e por tanto, os escritórios que não estiverem seguindo a nova legislação podem ser multados.

Saiba mais: Entenda a importância da LGPD para o seu negócio

Como o seu escritório de contabilidade deve utilizar a LGPD na prática?

O escritório de contabilidade deve utilizar a LGPD tendo cuidado com os princípios da nova lei, conforme veremos a seguir. Em primeiro lugar,

O primeiro cuidado importante é em relação ao consentimento. É preciso que a empresa autorize antes que o contador comece a analisar os dados. De preferência esse consentimento deve ser feito por escrito. Dessa forma, no documento especifique como será feita a manipulação dos dados e para que serão utilizados.

Outro cuidado importante é em relação ao armazenamento de dados, você deve tomar todos os cuidados possíveis para que as informações dos seus clientes estejam seguras.

Mantenha seu sistema atualizado. Passe antivírus e instale programas de segurança. Pode ter certeza que um possível vazamento de dados dará um custo muito maior do que essas medidas simples.

Saiba mais: Por que a sua empresa precisa entender a LGPD?

Quando você deve procurar um advogado?

O ideal é que você procure um advogado de confiança, o profissional responsável vai ajudar você em todos os momentos, orientando e mostrando a forma mais correta de utilizar a LGPD dentro da legislação e com o menor custo.

O advogado é o profissional mais indicado para fazer a implementação da LGPD em seu escritório. Dessa forma, você terá certeza de que não sofrerá multas e sanções.

Espero que tenha gostado dessa postagem, continue acompanhando a gente no blog e redes sociais, deixe a sua dúvida nos comentários.

Caso queira conversar comigo sobre os efeitos da LGPD para sua empresa basta clicar no botão abaixo!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é consulta-ao-advogado-2-598x133.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *