Já parou para pensar quantas informações importantes passam pelo seu escritório de contabilidade? Dados bancários, informações fiscais, financeiras. Enfim, dados valiosos que merecem todo o cuidado. Por isso, a LGPD é tão importante para os escritórios de contabilidade, conforme veremos nessa postagem.
Saiba mais: LGPD descomplicada
Nesta postagem você vai ver
- O que é a LGPD?
- Como o seu escritório de contabilidade deve utilizar a LGPD na prática?
- Quando você deve procurar um advogado?
O que é a LGPD?
A LGPD – (Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada para regular a coleta e o armazenamento de dados, e também para melhorar a relação das empresas com os clientes.
A criação da nova lei foi inspirada no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (General Data Protection Regulation-GDPR) de 2016 na União Europeia e possui como principal objetivo a proteção e transparência na utilização de seus dados pessoais.
A LGPD foi aprovada em 2018, passou a valer em 2020, e por tanto, os escritórios que não estiverem seguindo a nova legislação podem ser multados.
Saiba mais: Entenda a importância da LGPD para o seu negócio
Como o seu escritório de contabilidade deve utilizar a LGPD na prática?
O escritório de contabilidade deve utilizar a LGPD tendo cuidado com os princípios da nova lei, conforme veremos a seguir. Em primeiro lugar,
O primeiro cuidado importante é em relação ao consentimento. É preciso que a empresa autorize antes que o contador comece a analisar os dados. De preferência esse consentimento deve ser feito por escrito. Dessa forma, no documento especifique como será feita a manipulação dos dados e para que serão utilizados.
Outro cuidado importante é em relação ao armazenamento de dados, você deve tomar todos os cuidados possíveis para que as informações dos seus clientes estejam seguras.
Mantenha seu sistema atualizado. Passe antivírus e instale programas de segurança. Pode ter certeza que um possível vazamento de dados dará um custo muito maior do que essas medidas simples.
Saiba mais: Por que a sua empresa precisa entender a LGPD?
Quando você deve procurar um advogado?
O ideal é que você procure um advogado de confiança, o profissional responsável vai ajudar você em todos os momentos, orientando e mostrando a forma mais correta de utilizar a LGPD dentro da legislação e com o menor custo.
O advogado é o profissional mais indicado para fazer a implementação da LGPD em seu escritório. Dessa forma, você terá certeza de que não sofrerá multas e sanções.
Espero que tenha gostado dessa postagem, continue acompanhando a gente no blog e redes sociais, deixe a sua dúvida nos comentários.
Caso queira conversar comigo sobre os efeitos da LGPD para sua empresa basta clicar no botão abaixo!
Advogado formado em 2000 pela FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau .Advogado e Consultor de empresas, Atuante na área do direito empresarial, com ênfase em contencioso e consultoria jurídica nas áreas tributária, societária e comercial.