LGPD aprovada: será que as empresas estão prontas para usar?

LGPD aprovada: será que as empresas estão prontas para usar?

A LGPD – (Lei Geral de Proteção de Dados) foi aprovada em 2021, mas será que as empresas estão prontas para a nova legislação?

Muitas são as exigências da LGPD para que as informações das pessoas sejam preservadas, em prol da segurança de dados, as empresas vão precisar se adaptar, e quem não seguir as novas regras já corre o risco de soferr multas e sanções.

Saiba mais: LGPD descomplicada

E a sua empresa está preparada para o novo cenário?

  • Por que parte das empresas ainda não se adequaram à LGPD?
  • LGPD aprovada: como evitar multas e sanções?
  • Como a LGPD pode ajudar a sua empresa?

Por que parte das empresas ainda não se adequaram à LGPD?

A aprovação da LGPD foi bastante tumultuada, apesar de ter sido aprovada em 2018, durante 2 anos ela não havia sido sancionada, ou seja, não estava valendo. E ninguém sabia ao certo, quando começaria a ser posta em prática.

Dessa forma, muitas empresas acabaram deixando para se adequar depois, o que pode acarretar em sanções e multas. Outro contratempo que contribuiu para o atraso das empresas foi a pandemia. Perante às limitações impostas pela Covid-19, muitas empresas entraram para o digital de forma despreparada, e já com a LGPD em vigor.

Por isso, o ideal é que aquelas empresas que ainda não se adequaram à LGPD, iniciem esse processo o quanto antes.

Saiba mais: Entenda a importância da LGPD para o seu negócio

LGPD aprovada: como evitar multas e sanções?

Para evitar multas e sanções o ideal é contratar um advogado de confiança. Realizar o compliance é a forma mais eficiente de implementar a LGPD, pois você terá certeza de que está agindo dentro da lei, e economizando.

Contudo, vou dar algumas dicas para quem quer começar a implementar a LGPD hoje! Não recolha dados sem a permissão do seu público, e sempre informe a finalidade dos dados que estão sendo recolhidos.

Outro cuidado é com o armazenamento, assegure-se de que não haverá nenhum tipo de vazamento, e só colete dados sensíveis quando não houver outra solução. Os dados sensíveis são aqueles que dizem respeito a gênero, orientação sexual, religião e etc. Esse tipo de informação pode colocar a vida das pessoas em risco, por isso, é preciso ter cuidado.

Saiba mais: Por que a sua empresa precisa entender a LGPD?

Como a LGPD pode ajudar a sua empresa?

Agora se a sua empresa implementar a LGPD com o máximo de cuidado em todos os detalhes, e contando com o auxílio de um advogado, você poderá aproveitar as vantagens da nova lei, e consolidar a sua empresa como uma autoridade em segurança de dados.

Dessa forma, é possível conquistar a confiança dos seus clientes, fornecedores e do público em geral. Afinal, todo mundo gosta de se relacionar com empresas confiáveis!

Espero que tenha gostado dessa postagem, continue acompanhando a gente no blog e redes sociais, deixe a sua dúvida nos comentários.

Caso queira conversar comigo sobre os efeitos da LGPD para sua empresa basta clicar no botão abaixo!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é consulta-ao-advogado-2-598x133.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.