LGPD como surgiu: os perigos de não se importar com ela

LGPD como surgiu: os perigos de não se importar com ela

A LGPD – (Lei Geral da Proteção de Dados) é uma consequência de um movimento mundial que alerta para a importância de manter as informações seguras. Não se importar com a nova lei pode ter graves consequências para as empresas conforme mostraremos nesta postagem.

Saiba mais: LGPD descomplicada

Neste post você vai ver

  • Como a LGPD surgiu?
  • 3 consequência em não se importar com a LGPD
  • Como o advogado pode ajudar?

Clique agora na imagem abaixo e descubra como implementar a LGPD em sua empresa, hoje, em 5 passos!

Como a LGPD surgiu?

O mundo todo tem se preocupado com a segurança dos dados, os Estados Unidos possuem leis específicas por Estado. A União Europeia unificou a legislação a respeito do tema. E essa legislação inspirou leis em diversos países, entre eles o Brasil.

A GDPR (General Data Protection Regulation), lei de proteção de dados da União Europeia foi que inspirou a criação da LGPD, claro adaptada à realidade brasileira.

De modo geral, as principais adaptações que as empresas precisam ter hoje para estarem de acordo com a LGPD são:

  • Pedir autorização para coletar os dados, informando a finalidade desta coleta;
  • Ter um responsável na empresa para cuidar dos dados dos clientes;
  • Manter os dados armazenados em local seguro;
  • Descartar os dados em segurança
  • Ter cuidado redobrado com os dados sensíveis, aqueles que dizem respeito à religião, orientação sexual, identidade de gênero e outras informações pessoais.

Caso a sua empresa não esteja seguindo a risca a LPGD ela corre o risco de sofrer as consequências, conforme veremos no próximo tópico.

Saiba mais: Entenda a importância da LGPD para o seu negócio

3 consequência em não se importar com a LGPD

As multas e sanções são problemáticas mas não são as piores consequências em não se enquadrar a LPGD. De modo geral, a multa por não se enquadrar a LGPD é de 2% do orçamento da empresa.

No entanto, o caso pode virar inclusive criminal, dependendo do que for feito com as informações das pessoas. Por exemplo, caso a sua empresa lide com dados sensíveis, e houver vazamento de dados, e a identidade de gênero de alguém for revelada. Isso poderá causar graves consequências para a pessoa, até mesmo ataques de ódio. Caso isso aconteça sua empresa pode ser responsabilizada.

Agora se você trabalha com dados financeiros e houver vazamento de dados. E a pessoa for lesada financeiramente devido a essa vazamento, a empresa também poderá sofrer sérias consequências.

Além disso, a tendência é que empresas que não se adéquam a LGPD sejam mal vistas no mercado, perdendo a confiança dos clientes, fornecedores e parceiros. Por isso, é preciso ficar atento a essa nova realidade.
Saiba mais: Por que a sua empresa precisa entender a LGPD?

Como o advogado pode ajudar?

O advogado vai analisar todos os dados da empresa, entender a realidade e sugerir as soluções mais eficazes e econômicas do mercado. Quando um profissional especialista atua em sua empresa, você tem a certeza de que está agindo totalmente dentro da lei, evita multas, sanções, escândalos e muita dor de cabeça.

Além disso, o advogado poderá analisar a sua empresa e apontar às vantagens em aderir a LGPD, para que sua empresa aproveite ao máximo a nova lei!

Caso queira conversar comigo sobre os efeitos da LGPD para sua empresa basta clicar no botão abaixo!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é consulta-ao-advogado-2-598x133.jpg


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *