Como aplicar a LGPD – (Lei Geral da Proteção de Dados)? É uma pergunta que não sai das rodas de conversas dos empresários. Entre as principais dúvidas está o tempo que leva para adequar a empresa à nova lei, essa é uma questão pertinente.
Saiba mais: LGPD descomplicada
Não existe um tempo específico para adequar a empresa à LGPD, pois isso vai depender das características e particularidades de cada negócio, conforme veremos nesta postagem.
Neste post você vai ver
- O que devo observar na minha empresa para saber quando tempo levarei para aplicar à LGPD?
- Quais tipos de empresa precisam contratar um novo profissional?
- Converse com um advogado.
- Saiba mais: Entenda a importância da LGPD para o seu negócio
Clique agora na imagem abaixo e descubra como implementar a LGPD em sua empresa, hoje, em 5 passos!
O que devo observar na minha empresa para saber quando tempo levarei para aplicar à LGPD?
Existem alguns pontos que devem ser observador para saber quanto tempo vai levar para implementar à LGPD:
- A quantidade de tarefas que incluem coleta ou armazenamento de dados
- O tamanho da empresa
- O seu quadro de funcionários
Praticamente todas as empresas lidam com coleta de dados, por isso, a LGPD serve para todas. No entanto, algumas realizam menos essa atividade.
Por exemplo, existem empresas que trabalham com a captação de leads através de campanhas de marketing digital. Essas empresas precisam ter o máximo de cuidado com os dados.
Já outras, vão fazer somente a coleta em off, quando o cliente vai até o escritório e deixa os dados. Para cada uma das situações é preciso um método diferenciado para se adequar à nova lei.
Uma empresa pequena tende a conseguir se organizar mais rápido. Já uma empresa grande, que tenha diversos setores, provavelmente levará mais tempo.
Contudo, é preciso pensar ainda no quadro de funcionários, já que, é obrigatório ter uma pessoa com conhecimento jurídico e do meio empresarial para realizar a segurança desses dados.
Por tanto, se você não tem este profissional levará mais tempo, pois será preciso fazer a contratação.
De todo modo, o ideal é que a adequação comece hoje mesmo, pois quanto mais cedo iniciar mais cedo será concluída. Outro detalhe importante é que a presença de um advogado especialista vai agilizar bastante este processo .Pois, o advogado já conhece os macetes legais e poderá fazer a implementação de forma ágil e segura.
Saiba mais: Por que a sua empresa precisa entender a LGPD?
Quais tipos de empresa precisam contratar um novo profissional?
A legislação é clara todas as empresas devem que coletam e armazenam dados devem ter um profissional especialista para fazer a segurança dessas informações. O chamado Data Protection Officer (DPO) é o guardião dos dados, a pessoa que saberá o que acontece com as informações dos seus clientes do início ao fim.
Essa pessoa precisa entender muito bem a respeito da legislação e precisa ainda conhecer bem todos os setores da empresa. Não é necessário que o seu DPO seja um novo profissional, é possível promover alguém da própria equipe para esta função, desde que a pessoa receba o treinamento adequado.
O DPO é um cargo importante e de grande responsabilidade, pois um vazamento de dados pode resultar em sérios problemas para a empresa e também para os clientes.
Converse com um advogado
Independente do tamanho ou do ramo da sua empresa, a presença do advogado é fundamental na hora de implantar à LGPD. O profissional saberá indicar a forma mais rápida e prática e adequar o seu negócio à nova legislação. Poderá inclusive auxiliar na contratação do DPO, ou poderá ajudar a eleger alguém da própria empresa para esta função.
Tenha o advogado como liderança na hora de aplicar à LGPD. Dessa forma, você terá a certeza de que está totalmente dentro da legislação. Evitará, assim, multas e sanções. E ainda poderá consolidar a imagem da empresa como uma defensora da segurança de dados.
Caso queira conversar comigo sobre os efeitos da LGPD para sua empresa basta clicar no botão abaixo!
Advogado formado em 2000 pela FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau .Advogado e Consultor de empresas, Atuante na área do direito empresarial, com ênfase em contencioso e consultoria jurídica nas áreas tributária, societária e comercial.