A LGPD – (Lei Geral da Proteção de Dados) tem por finalidade garantir a proteção de dados dos cidadãos. E ainda melhorar a relação das empresas com os consumidores. De modo geral, os empresários estão vendo a nova lei como um problema. No entanto, quem souber encarar como uma oportunidade pode tirar vantagens importantes para a empresa.
Proteger os dados dos cidadão não é mais uma gentileza e sim uma obrigação legal. É o que diz a Lei Geral da Proteção de Dados. Quem não cumprir as determinações da LGPD poderá sofrer multas e sanções. Mas, como a finalidade da LGPD pode ajudar a sua empresa. É isso que veremos nessa postagem.
Saiba mais: LGPD descomplicada
Nesse post você vai ver
- Entenda a finalidade da LGPD
- A finalidade da LGPD pode aproximar você dos seus clientes
- Conquiste autoridade para a sua marca através da LGPD
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Entenda a finalidade da LGPD
A LGPD – (Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada para que as pessoas tivessem os seus dados protegidos. Antes da criação dessa lei, era muito comum que as empresas simplesmente coletassem os dados de clientes e futuros clientes, sem qualquer cuidado ou critério.
Não havia nenhum tipo de problema legal caso os dados fossem vazados, o resultado era caixas de e-mail cheias de conteúdos que as pessoas na maioria das vezes não queriam ler. Ligações realizadas fora do horário, contatos que surgiam no WhatsApp e mandavam mensagens o tempo todo.
Fora esse incômodo, havia também o risco da pessoa ter os seus dados vazados, o que aumentava as chances de acontecerem crimes virtuais. Tais como, cartões de crédito clonados, planos telefônicos e de internet abertos no nome da pessoa sem ela saber.
Por esses e outros motivos a LPGD foi criada, para que as pessoas se sintam protegidas ao fornecerem os seus dados e tenham a certeza da finalidade que a empresa terá para com os dados que solicitou. Mas, como isso pode ajudar a sua empresa é o que veremos agora.
Saiba mais: Passo a passo para seguir a base legal da LGPD
A finalidade da LGPD pode aproximar você dos seus clientes
Conforme vimos a finalidade da LGPD é proteger os dados dos clientes, certo? Porém, o conceito é mais amplo, através da LGPD é possível criar uma aproximação com as pessoas que tem contato com a sua empresa.
Ao perceber que a sua empresa realmente leva a sério a LGPD, e não só se enquadra como também demonstra real interesse em proteger os dados, é automático que as pessoas se sintam seguras com a sua marca.
Essa sensação de segurança tem o poder de aumentar as vendas e mais, você também vai melhorar a relação com o público em geral e com os fornecedores. Afinal, todo mundo gosta de se relacionar com pessoas de confiança. Ao apoiar a LGPD, você demonstra ser uma empresa confiável, com responsabilidade, que realmente se preocupa com o próximo.
Saiba mais: Entenda a importância da LGPD para o seu negócio
Conquiste autoridade para a sua marca através da LGPD
Outra grande vantagem é conquistar autoridade para a sua marca. Ao se posicionar no mercado como uma empresa defensora da LGPD, você transmite confiança e mostra que a sua empresa realmente tem o cuidado com os clientes dentro dos seus valores.
Ao fazer essa defesa a marca conquista autoridade e melhora o posicionamento no mercado. Dessa forma, é possível conquistar não só novos clientes, mas fãs da marca, que vão se identificar com esse posicionamento e vão defender a sua empresa, assim, como a sua empresa está defendendo os clientes.
Leia também: Realizar compliance é uma grande solução na hora de implementar a LGPD
Contudo, para ter esse posicionamento forte é preciso seguir a LGPD a risca, para isso é fundamental ter auxílio de uma assessoria jurídica.
Espero que tenha gostado dessa postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais, deixe a sua dúvida nos comentários.
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Advogada, formada em 2017 pelo Centro Universitário Uninter. Pós-Graduanda em Lei Geral de Proteção de Dados pela PUC/MG. Advogada atuante na área de direito civil, direito digital e compliance, com ênfase em contencioso e consultoria nas áreas de Lei Geral de Proteção de Dados e espécies de contratos.