A finalidade da LGPD é principalmente a proteção de dados pessoais. E, isso pode ajudar sua empresa. Vamos descobrir como!
Nesse post você vai ver
- Finalidade da LGPD
- Como isso pode ajudar a sua empresa
Finalidade da LGPD
A finalidade principal da LGPD é garantir a proteção e privacidade dos dados pessoais. De modo que o titular dos dados tenha total controle sobre uso, compartilhamento e armazenamento de seus dados.
Isso porque, com a evolução da velocidade do crescimento do trafego de dados, apareceram as mais diferentes formas de cruzar dados. Assim, o vazamento e compartilhamento de dados pessoais aumentou muito. Com isso, muitas empresas usavam os dados de forma ilimitada e ilegal.
Principalmente, sem o conhecimento dos titulares desses dados.
Agora, com a LGPD em vigor, para coleta e tratamento de dados pessoais, as empresas, tanto públicas, como privadas, precisam de consentimento específico. Ou seja, para cada uso que você for fazer de um dado coletado, precisa ter um termo de permissão.
Até mesmo para o uso de dados de seus colaboradores, você precisa de consentimento formal por meio de um termo de permissão.
Sendo assim, elabore seus termos de permissão e consentimento de forma clara e direta. De forma que õ restem dúvidas do uso que sua empesa vai fazer dos dados coletados.
Saiba mais: Passo a passo para seguir a base legal da LGPD
Como isso pode ajudar sua empresa?
Existem várias vantagens em sua empresa cumprir as normas da LGPD. Algumas delas são internas, enquanto outras são externas. Vamos ver algumas:
Internas:
Na organização e aprimoramento de seus sistemas. Criando um plano de ação para a implementação da LGPD, você vai precisar melhorar sua rede, ter mas espaço em seus servidores e, melhorar a organização e identificação de dados.
Além disso, você ode aproveitar para fazer uma grande transformação digital em sua empresa. Adote novas ferramentas, digitalize seu negócio e melhore sua leitura de dados. Assim, você vai gerar mais negócios e evitar multas e penalidades da LGPD.
Saiba mais: LGPD descomplicada
Externas:
Com a implementação da LGPD, sua relação com seus clientes ficará mais transparente, gerando uma maior aproximação, criando uma relação de confiança e, até mesmo, aumentando sua presença em seu mercado, criando novos consumidores.
Além disso, agindo com rapidez, transparência e ética, a reputação de sua empresa vai aumentar muito. Assim, fidelizando seus clientes e encorajando que eles possam indicar novos clientes. Sua reputação em alta ainda vai garantir respeito entre seus concorrentes.
Saiba mais: Entenda a importância da LGPD para o seu negócio
Finalmente, a implementação rápida da LGPD vai trazer à sua empresa uma vantagem na negociação com seus fornecedores. Uma vez que, a Lei exige que que os contratos entre empresas só aconteçam quando as duas partes estiverem de acordo com as suas normas.
Por tudo isso, se você ainda não mudou a forma como sua empresa faz o tratamento de dados pessoais, faça isso hoje mesmo! Evite multas e penalidades e, com isso ainda aproveite a ajuda que a LGPD pode dar à sua empresa!
Espero que tenha gostado dessa postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais e deixe a sua dúvida nos comentários.
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Advogada, formada em 2017 pelo Centro Universitário Uninter. Pós-Graduanda em Lei Geral de Proteção de Dados pela PUC/MG. Advogada atuante na área de direito civil, direito digital e compliance, com ênfase em contencioso e consultoria nas áreas de Lei Geral de Proteção de Dados e espécies de contratos.