Cuidado ao coletar dados após a aprovação da LGPD

Cuidado ao coletar dados após a aprovação da LGPD

Com a aprovação da LGPD – (Lei Geral da Proteção de Dados), os cuidados na coleta e tratamento de dados pessoais de seus clientes precisa de uma atenção muito maior por sua empresa. Sendo assim, neste post vou te falar um pouco sobres cuidados. Principalmente no momento da sua coleta.

Saiba mais: LGPD descomplicada

Nesse post você vai ver

  • Lei Geral de Proteção de dados
  • LGPD – cuidados na escola

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Lei Geral de Proteção de Dados

Certamente você já está por dentro das regras previstas na LGPD!

De qualquer forma, sempre é bom lembrar um pouco sobre o que ela trata. A LGPD foi criada com o objetivo de evitar vazamentos de dados pessoais, bem como coibir a invasão de privacidade das pessoas através da venda ou troca de informações obtidas pelas empresas.

Ou seja, ela garante o respeito à privacidade, liberdade de expressão, livre iniciativa e direitos humanos, protegendo os interesses tanto das pessoas físicas, como das empresas que precisam utilizar esses dados.

Além disso, sua empresa estando adequada à LGPD de forma correta e eficaz, mostra aos seus clientes seu respeito e correção em sua relação com eles. Assim, sua relação com esse cliente ficam mais fortes e seguras.

Para a fiscalização, foi criada a ANDP – (Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais). Órgão vinculado à Presidência da República. Desse modo, entre suas funções estão: cuidar da proteção dos dados pessoais, receber e responder à duvidas, sugestões e denúncias relativas à LGPD; fiscalizar e sancionar quando a Lei não estiver sendo cumprida corretamente.

Leita também: Entenda as bases legais da LGPD

LGPD dados – cuidados na coleta

Como resultado da aprovação da LGPD, as regras de coleta e armazenamento de dados ficaram mais rígidas. Dessa forma seus cuidados devem ser muito maiores.

Já que, agora, o usuário tem o direito a consultar quais de seus dados a empresa tem, podendo pedir a retirada deles de seu banco de dados, você precisa estar atento para não perder acesso a eles. Pois, essa perda poderia causar transtornos e prejuízo pra sua empresa.

Por esse motivo, o principal cuidado na hora de coletar os dados pessoais de seus clientes se referem aos termos de permissão e consentimento.

Saiba mais: Passo a passo para seguir a base legal da LGPD

Você deve verificar todos os termos que sua empresa já usa. Com toda a certeza, eles deverão ser mudados!

Deixe bem claro quais dados de seu cliente serão coletados e quais serão armazenados em seu banco de dados.

No caso de você ter mais de um uso para os dados pessoais que você coleta, tenha um termo de consentimento separados para cada uso.

Não esqueça de explicar de forma clara, cada uso que fará desses dados. Com isso, você evita que seu cliente sinta que está sendo desrespeitado. Assim, dificilmente, ele pedirá a retirada de seus dados de seu armazenamento.

Entretanto, nesse momento de adaptação, você deve procurar orientação jurídica para ter a certeza de que todos os detalhes da Lei estão cobertos. Porque, além do prejuízo de imagem, as multas podem ser bem altas!

Então, evite quaisquer prejuízos, Tenha todos os cuidados necessários, e continue fazendo bons negócios nessa era digital!

Espero que você tenha gostado dessa postagem, continue acompanhando a gente no blog e redes sociais. Deixe a sua dúvida nos comentários!

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