A LGPD – (Lei Geral da Proteção de Dados) já está em vigor. Entre as exigências da nova lei está a contratação de um profissional para cuidar da segurança de informações. No entanto, é preciso averiguar se este profissional possui a certificação LGPD.
Saiba mais: LGPD descomplicada
Neste post você vai ver
- O que é a LGPD?
- Por que DPO precisa de uma certificação LGPD
- Converse com o advogado
Clique agora na imagem abaixo e descubra como implementar a LGPD em sua empresa, hoje, em 5 passos!
O que é a LGPD?
A LGPD – (Lei Geral da Proteção de Dados) chegou para regulamentar o uso de informações de terceiros no Brasil. Antes da criação desta lei não havia nenhum tipo de regulamento a respeito do uso de dados. Eles eram coletados e armazenados de qualquer jeito.
Com isso poderia acontecer diversos tipos de fraudes, manipulação e até mesmo atentado à vidas pessoas. Hoje, o mundo todo se voltou para a segurança de dados. E o Brasil não foi diferente.
Por aqui, a gente se inspirou na lei feita pelo parlamento Europeu, que regulariza o uso de informações na União Europeia. A maioria dos países hoje, seguiu a mesma orientação.
Entre as exigências da nova lei está a contratação de um profissional para cuidar dos dados, o chamado DPO – uma espécie de guardião dos dados, conforme veremos a seguir.
Saiba mais: Por que a sua empresa precisa entender a LGPD?
Por que o DPO precisa de uma certificação LGPD?
O DPO (Data Protection Office) é a pessoa que ficará responsável pelos dados de toda a sua empresa, e também pelos dados dos seus clientes. É imprescindível que este profissional conheça muito bem à LGPD para poder orientar a sua empresa.
Para você ter a certeza de que o seu DPO está qualificado você pode exigir a certificação LGPD na hora de contrata-lo, ou pode orientar alguém da sua equipe a realizar o curso de qualificação.
Na hora de escolher quem será o guardião de dados da sua empresa é imprescindível que essa pessoa domine à LGPD e tenha acesso a todos os dados. Por isso opte por alguém de extrema confiança. Esse é um cargo importante, que exige uma qualificação específica, conhecimento da legislação e entendimento sobre a empresa como um todo.
Leia também: LGPD, com funcionários, os 3 passos indispensáveis
Converse com o advogado
Na hora de contratar o seu DPO o ideal é conversar com um advogado, este profissional saberá dar todas as orientações necessárias. Outra dica é que o seu DPO seja um advogado, isso não é obrigatório, no entanto facilitaria bastante a sua escolha. Já que advogados tem domínio em relação a legislação.
Espero que você tenha gostado desta postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais. E deixe a sua dúvida nos comentários.
Caso queira conversar comigo sobre os efeitos da LGPD para sua empresa basta clicar no botão abaixo!

Advogado formado em 2000 pela FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau .Advogado e Consultor de empresas, Atuante na área do direito empresarial, com ênfase em contencioso e consultoria jurídica nas áreas tributária, societária e comercial.